Mornie utúlië

N. Batista @natally.batista.7
2 min readMar 23, 2021

--

NÃO DEMORE VIR ME VER

No mesmo ano em que nasci, a irlandesa Enya Ni Bhraonain alcançava fama com o belíssimo single Orinoco Flow (Sail Away). Em 2002, Enya lançou “May it be” que foi trilha sonora na conhecida trilogia cinematográfica “O senhor dos anéis”. A canção possui trechos numa língua artificial fictícia chamada “quenya”. Mornie utúlië, expressão desta língua significa “a escuridão veio”.

Ela amava as canções de Enya… ela amava My it be! Mas o que a prendia às suas obras? Seria o som cheio de camadas e as técnicas de sobreposição de vozes? Ou sua performance única que nos leva a sentir algo meio mágico, místico e enigmático? O padrão de escrita e característica poética? Eu nunca soube. Talvez nem ela soubesse ou pensasse a respeito. Eu não pensava a respeito… Apenas sentia. Aprendi a apreciar em sua companhia, mas nunca tivemos tempo para discutir metodicamente sobre. Ou talvez não fosse necessário.

Agora quando ouço May it be tudo faz sentido. Aliás, me sinto no direito de perder a compostura aqui e dizer que tudo sobre tudo que diz respeito a ela faz sentido para mim dia após dia. Mas não é óbvio? Também não sei.

Agora mesmo ouvindo enquanto escrevo quase posso sentir aqueles dias febris que ela esteve tão mal. Acamada e quase roubada de si mesma pelas violentas feridas emocionais de que padecia: sofrimento.

Na ocasião, muito mais jovem que hoje, naturalmente, eu sabia que isso acontecia às pessoas especiais; hoje eu não sei mais. Aliás, expurgo com força a ideia do sofrimento aos que não merecem. Decresci? Não sei. Pensarei a respeito depois.

Agora penso nas canções não ouvidas. Nos sorrisos não compartilhados. Nas estrelas não contempladas. Na jornada interrompida. Na ferida não cicatrizada. Nos beijos não recebidos. Nos vinhos não degustados. Nos filhos não abraçados. Nos sonhos não realizados. Nas flores não recebidas. Nos encontros inesperados que não se concretizaram.

A escuridão chegou. E não foi ficção, foi real. Nem mais uma música. Não há uma última música aqui. E é por isso que insisto mirando em meus olhos no espelho: “você poderá se erguer para encontrar o sol”.

Que seja.

--

--

N. Batista @natally.batista.7

Palavras, palavras, palavras... escrever é gritar, o resto é silêncio (Sob forte efeito de Hamlet deixo a biografia para depois).